A saída do Reino Unido da União Europeia continua a ser notícia nos jornais. O “Diário de Notícias” dá conta esta manhã de um documento do Governo que refere que o “Brexit” pode levar a uma década de incerteza no Reino Unido. O Parlamento aprovou ontem a data do referendo: 23 de Junho. David Cameron vai fazer campanha pela permanência, mas há muitos ministros conservadores que vão apelar ao “Brexit”. O presidente do Parlamento acusou o Governo de estar a fazer “uma implacável campanha de medo”.
O “Negócios” faz uma pergunta na capa: será que Mário Draghi ainda tem superpoderes? O Banco Central Europeu prepara-se para rever as medidas de estímulo à economia na reunião da próxima semana. Os analistas já esperavam essas medidas, mas a queda de inflação para terreno negativo veio reforçar a perspectiva.
O “Público” também coloca a questão: o que pode agora fazer o BCE? A inflação na zona euro caiu para valores negativos, o que está a empurrar o BCE para novas medidas de estímulo que combatam a deflação.
O “Jornal de Notícias” dá conta esta manhã do Eurobarómetro sobre a cooperação para o desenvolvimento. Um estudo que mostra que os portugueses estão entre os europeus que mais importância dão à ajuda aos países mais pobres. Mesmo assim, todos consideram que deve ser a União Europeia a prestar essa ajuda e não os Governos nacionais.
O “Público” conta que a polícia da Macedónia usa gás lacrimogéneo contra os migrantes. Cerca de 8 mil refugiados estão há vários dias na fronteira entre a Macedónia e a Grécia, impedidos de seguir caminho. Ontem, um grupo de homens conseguiu derrubar parte da vedação com arame farpado, mas a polícia usou gás lacrimogéneo para os impedir de seguirem caminho.
O “El Pais” diz que Bruxelas está a preparar um plano de ajuda urgente aos refugiados que estão bloqueados nas fronteiras na rota dos Balcãs. Amanhã, a Comissão Europeia vai apresentar um plano de emergência com novos fundos para evitar uma crise humanitária na Grécia e nos países vizinhos.