O Prémio Norte-Sul, do Conselho da Europa, foi atribuído à ex-autarca afegã Zarifa Ghafari e ao mecanismo Covax, de distribuição de vacinas para a Covid-19 pelos países pobres, foi esta segunda-feira anunciado.
Zarifa Ghafari, antiga autarca na província afegã de Wardak, foi galardoado pela sua “coragem e forte empenho na defesa dos direitos das mulheres”, tanto no Afeganistão como a nível internacional.
O Prémio Norte-Sul deste ano distingue também a Covax pelo reconhecimento do esforço de tornar as vacinas da Covid19 acessíveis a nível mundial.
“Com a atribuição destes dois prémios, o júri pretendeu expressar o seu reconhecimento a duas causas que merecem a nossa solidariedade, especialmente no momento presente: a luta pela vida perante a pandemia de Covid-19 e a luta pela igualdade de género”, destaca o Conselho da Europa.
Zarifa Ghafari, que atualmente vive na Alemanha, foi a mais jovem autarca do Afeganistão. Tem o corpo marcado pelos efeitos de uma explosão – uma das três tentativas frustradas de a assassinar – e recusa a ideia de se calar
Em entrevista à Renascença, em setembro deste ano, revelou que o momento em que deixou o Afeganistão "foi mais difícil" do que a morte do seu pai.