Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
António Lacerda Sales confirma o número de 165 profissionais de saúde infetados pelo novo coronavírus. "São 37 enfermeiros, 82 médicos e os restantes entre outras classes de prestação direta de serviços", contabiliza o secretário de Estado da Saúde, durante a coferência de imprensa da DGS, em que foram atualizados os números da pandemia. Há 2.060 infetados com coronavírus em Portugal e 23 morto2.060 infetados com coronavírus em Portugal e 23 mortos.
A Direção-Geral da Saúde confirma ainda que há indícios acentuados de novos locais de transmissão comunitária do vírus, sem nomear as localidades. À data, apenas Ovar está sob estado de calamidade pública e confinada a um cerco sanitário.
Institutos de Oncologia não vão receber doentes infetados pelo coronavírus e terão o propósito inverso aos restantes centros hospitalares: "Estão excecionados, esses hospitais vão receber doentes oncológicos que não estão infetados. Um doente oncológico que desenvolva Covid-19 será enviado para outro hospital. Não queremos ter doentes com Covid-19 numa instituições destas".
Mais quatro milhões de máscaras novas
António Lacerda confirma a aquisição de mais máscaras e outros equipamentos associados ao diagnóstico do coronavírus e segurança dos profissionais de saúde.
"Hoje sai um avião para a China para trazer material. Teremos mais dois milhões de máscaras cirúrgicas, dois milhões de máscaras FFP2 e 50 mil zaragatoas. Estamos a aumentar a capacidade de testagem. O SNS tem capacidade para 2500 testes diários e o privado mais 1500 por dia. Temos um stock de 20 mil testes. É tempo de cerrar fileiras e cada um fazer a sua parte", conclui.