António Costa foi eleito presidente do Conselho Europeu. O acordo foi fechado no encontro desta quinta-feira à noite, em Bruxelas, com os chefes de Estado e do Governo da União Europeia.
O antigo primeiro-ministro de Portugal é o primeiro socialista a assumir o cargo de presidente do Conselho Europeu. Toma posse em dezembro e vai suceder ao belga Charles Michel.
Além de António Costa, o Conselho Europeu aprovou Ursula von der Leyen para presidente da Comissão Europeia, Kaja Kallas para chefe da diplomacia europeia e Roberta Metsola para novo mandato como presidente do Parlamento Europeu.
Os nomes de Von der Leyen, Kaja Kallas e Roberta Metsola ainda terão de receber a luz verde do Parlamento Europeu, o que deverá acontecer no próximo mês, em Estrasburgo. António Costa não precisa de ser aprovado pelos eurodeputados.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, terá votado contra os nomes de António Costa e Kaja Kallas, avança uma fonte citada pelo jornal Corriere della Sera. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, terá votado a favor de António Costa.
Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, disse que Costa foi eleito com um “apoio muito maioritário”.
Costa quer "promover unidade"
"É com um forte sentido de missão que assumirei a responsabilidade de ser o próximo Presidente do Conselho Europeu", afirma António Costa na rede social X.
O antigo primeiro-ministro português agradece a confiança manifestada pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia.
"Como Presidente do Conselho Europeu, a partir de 1 de Dezembro, estarei totalmente empenhado em promover a unidade entre todos os 27 Estados-Membros e centrado em colocar no caminho certo a Agenda Estratégica, que o #EUCO aprovou hoje e fornecerá orientações à União Europeia União durante os próximos cinco anos", sublinha António Costa.
"Magnifica decisão para a Europa e para Portugal"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já saudou a eleição de António Costa para presidente do Conselho Europeu.
"O Presidente da República saúda as decisões de hoje do Conselho Europeu que, na sequência das eleições europeias de 9 de março, abrem caminho à continuidade do regular funcionamento das instituições europeias, a bem do nosso projeto comum de construção de um futuro em conjunto, em paz e em bem-estar social", refere a Presidência da República, em comunicado.
Marcelo Rebelo de Sousa considera que a eleição de António Costa para líder do Conselho Europeu é "uma magnifica decisão para a Europa e também para Portugal".
"O compromisso pessoal e o trabalho já demonstrado de António Costa para com a construção europeia e no que representa de solidariedade e progresso é uma garantia de que o Conselho Europeu ficará em boas mãos, pelo que o Presidente da República lhe apresenta os votos de parabéns e de felicidades nas futuras funções, a bem de todos nós", sublinha o Presidente.
O primeiro-ministro também já felicitou António Costa através de uma mensagem publicada nas redes sociais.
Luís Montenegro acrescenta que "a Europa enfrenta grandes desafios e contaremos com todos para defender uma União Europeia mais coesa, capaz de construir pontes para que os Estados possam dar às pessoas as respostas de que elas precisam".
A eleição de António Costa para o cargo de presidente do Conselho Europeu é "um enorme orgulho para Portugal e para o Partido Socialista", afirma o secretário-geral socialista, Pedro Nuno Santos.
"Um enorme orgulho para Portugal e para o Partido Socialista. Parabéns, António Costa!", destacou Pedro Nuno Santos na rede social X, onde partilhou um vídeo de felicitação com momentos do antigo primeiro-ministro com outros líderes europeus ou na Europa.