O antigo Presidente dos Estados Unidos Barack Obama saúda a vitória histórica nas eleições presidenciais do seu “amigo” e antigo vice-presidente Joe Biden, considerando que tem "desafios extraordinários" pela frente.
"Nestas eleições, em circunstâncias nunca experimentadas, os americanos foram votar em números nunca vistos. E uma vez contados todos os votos, o Presidente-eleito [Joe] Biden e a vice-presidente-eleita [Kamala] Harris terão ganho uma vitória histórica e decisiva", pode ler-se numa declaração de Obama publicada na rede social Twitter.
O antigo Presidente democrata (2008-2016) disse não poder "estar mais orgulhoso por congratular" Joe Biden e a próxima primeira-dama, Jill Biden, bem como "Kamala Harris e Doug Emhoff pela eleição inédita" da senadora como vice-presidente, sendo a primeira mulher negra e asiática-americana no cargo.
"Quando ele [Joe Biden] entrar na Casa Branca em janeiro, vai encontrar uma série de desafios extraordinários que nenhum recém-chegado Presidente encontrou - uma pandemia feroz, uma economia e um sistema de justiça desigual, uma democracia em risco e um clima em perigo", pode ler-se na declaração.
Obama está confiante de que Joe Biden irá desempenhar funções "com o interesse de todos os americanos em mente, quer tenham votado nele ou não", encorajando a população a "dar-lhe uma chance e emprestar-lhe o seu apoio".
"Os resultados das eleições mostram a todos os níveis que o país permanece profundamente e amargamente dividido. Caberá não só ao Joe e à Kamala, mas a cada um de nós, fazermos a nossa parte - sair da nossa zona de conforto, ouvir os outros, baixar a temperatura e encontrar caminhos comuns para seguir em frente", declarou Obama na sua mensagem por escrito.
Barack Obama termina a sua mensagem afirmando que a democracia dos Estados Unidos "precisa de todos mais do que nunca".
O candidato democrata Joe Biden foi, este sábado, anunciado como vencedor das eleições presidenciais de 3 de novembro segundo projeções dos média norte-americanos.
A contagem de votos ainda continua, mas Biden já confirmou, pelo menos, 273 grandes eleitores e vai ser o 46.º Presidente dos Estados Unidos. Para a eleição são necessários 270.