O presidente da Associação Nacional de Médicos do Futebol (AMEF), João Pedro Mendonça, considera "prudente" a decisão de suspender os campeonatos profissionais de futebol.
A decisão foi tomada depois de uma reunião extraordinária, realizada esta quinta-feira, entre a Comissão Permanente de Calendários e a Direção Executiva da Liga Portugal. O encontro contou com a presença da AMEF e dos médicos representantes dos clubes que compõem a referida comissão. Em declarações a Bola Branca, João Pedro Mendonça descarta que a medida tenha sido precipitada ou atrasada.
"Esta manhã, ouvi pessoas idóneas e responsáveis dentro da área. Acredito que algumas pessoas pensem que há aqui algum exagero mas, face à evolução que a doença tem tido, a propagação do vírus como está a acontecer, parece-me que é a decisão mais correta e acertada. Mas já ouvi todo o tipo de opiniões, até de que as fronteiras e escolas deviam ser fechadas. Para mim, esta decisão é, por agora, a mais prudente", refere.
João Pedro Mendonça acrescenta que a situação continuará a ser monitorizada, com reuniões constantes entre as diversas entidades, e a qualquer momento poderá sofrer alterações.
O número de casos confirmados de coronavírus em Portugal aumentou esta quinta-feira para 78, indicou a Direção-Geral da Saúde.
A Organização Mundial de Saúde declarou na quarta-feira que o coronavírus é uma pandemia.