O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia lançou, neste sábado, um forte apelo a todos os países: “Exijo ao mundo: isolem totalmente a Rússia. Parem os criminosos de guerra russos!”, escreveu no Twitter.
A exigência surge depois de uma noite de ataques na capital e de um prédio de habitação ter sido atingido por um míssil já ao início da manhã deste sábado, apesar de a Rússia afirmar que apenas ataca alvos militares.
“Kiev, nossa esplêndida e pacífica cidade, sobreviveu a mais uma noite sob ataques das forças terrestres russas, mísseis. Um deles atingiu um apartamento residencial em Kiev. Exijo ao mundo: isolem totalmente a Rússia, expulsem embaixadores, embarguem o petróleo, arruínem a sua economia. Parem os criminosos de guerra russos!”, escreveu Dmytro Kuleba.
Nas redes sociais, circulam imagens do momento em que o edifício foi atingido e há mesmo uma feita a partir de um vídeo interno.
Também as Forças Armadas ucranianas divulgaram imagens do prédio atingido por mísseis, contrariando as declarações de Moscovo, segundo as quais não ataca alvos civis. O ministro ucraniano do Interior, Anton Herashchenko, confirma o ataque e o presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, fala em pelo menos 35 feridos, entre os quais duas crianças.