Seis dicas para deixar a casa segura nas férias
11-08-2017 - 12:53
 • Deco

Uma casa vazia e menos vizinhos em redor atraem os “amigos do alheio”, mas há medidas preventivas que pode tomar.

Durante o período de férias, a sua casa fica mais vulnerável a assaltos. Para que no regresso não tenha surpresas desagradáveis, siga alguns destes conselhos.

Iludir os “amigos do alheio”

Dê a entender que a casa está ocupada: peça a alguém da sua confiança para, de vez em quando, retirar a correspondência da caixa do correio, acender as luzes ou abrir e fechar as janelas.

“O segredo é a alma do negócio”

Seja discreto. Informe que vai de férias apenas a quem for necessário. Evite “postar” que vai de férias nas redes sociais e isso inclui não publicitar “selfies” em locais de lazer. A regra de ouro é publicar o que aconteceu e não o que está acontecer.

Boa fechadura e alarme

Reforçar a fechadura da porta ou colocar grades nas janelas pode valer a pena, bem como ter um sistema de alarme. Lembre-se, contudo, que a empresa de alarmes lhe pode ser exigida uma fidelização que ultrapassa largamente o período de férias. Informe-se bem antes de tomar uma decisão.

Não facilite com bens valiosos

Jóias, obras de arte, colecções valiosas e outros artigos do género devem ser mantidos num local seguro, como o cofre de um banco. Se preferir, pode instalar um cofre em casa.

Faça uma lista pormenorizada dos bens que tem e descreva as principais características (por exemplo, dimensões) e os números de série, se for caso disso. Tirar fotografias é boa ideia, pois em caso de roubo será mais fácil às autoridades localizarem e identificarem as peças.

Seguro multirriscos

A lei só obriga a contratar um seguro de incêndio para quem tem casa, mas se optar por um multirriscos-habitação fica melhor protegido e, na larga maioria das vezes, por pouco mais dinheiro.

“Operação Férias” da PSP

A Polícia de Segurança Pública disponibiliza-se, nos meses de Julho, Agosto e Setembro, a efectuar passagens frequentes pelas habitações no percurso das suas patrulhas.

Para obter este serviço específico de vigilância, basta dirigir-se à esquadra policial mais próxima da sua casa, com uma antecedência de, pelo menos, 48 horas úteis.

A GNR também disponibiliza um serviço. Pode consultar qualquer dos programas de segurança e vigilância no site da Administração Interna sobre o “Verão Seguro”.