O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, não quer, por enquanto falar sobre o resultado das eleições directas no partido nem sobre a sua continuidade na liderança da bancada. Contactado pela Renascença, disse que não se irá pronunciar até falar com o novo presidente eleito do PSD, Rui Rio.
A reunião deve ter lugar ao longo desta semana ou na próxima. Hugo Soares, que declarou o seu apoio a Pedro Santana Lopes, não segue assim o caminho já escolhido por dois vice-presidentes do grupo parlamentar: Sérgio Azevedo e Amadeu Albergaria, também apoiantes de Santana, que anunciaram na rede social Facebook que colocaram o lugar à disposição depois do triunfo de Rio.
Hugo Soares diz que é natural a atitude destes dois vice-presidentes da bancada laranja, mas recusa para já avançar com o que irá fazer. Ainda antes das eleições directas deste sábado, Hugo Soares manifestou-se disponível para continuar a liderar o grupo parlamentar qualquer que fosse o vencedor.
O antigo presidente do PSD Luis Marques Mendes defendeu que o líder parlamentar social-democrata deve colocar rapidamente o lugar à disposição, uma vez que o partido elegeu um novo presidente, Rui Rio.
"Julgo que o que se impõe é que Hugo Soares ponha de imediato o lugar à disposição para que o líder do partido pondere e dê um sinal: se quer mantê-lo ou se quer substituí-lo", afirmou no seu espaço de comentário na SIC.
Lembrando que o novo presidente eleito, Rui Rio, não é deputado, Marques Mendes disse que Rio "tem que ter [no parlamento] uma pessoa de confiança".
Rui Rio venceu as directas do PSD com 54% dos votos e é o novo líder eleito do partido. Contudo, só assumirá plenas funções depois do congresso marcado para 17 e 18 de Fevereiro, altura em que serão eleitos os restantes órgãos de direcção partidária.
[actualizado dia 15 às 06h15]