Veja também:
- Grande noite de Gonçalo Ramos evita derrota do Benfica e deixa Sporting a 12 pontos
- Roger Schmidt: "Demorámos a entrar no jogo, mas fizemos de tudo para vencer"
- Rúben Amorim: "Foi um grande jogo, pena não termos garantido os três pontos"
O videoárbitro Bola Branca, Paulo Pereira, atribui Nota 3 a Artur Soares Dias, árbitro do Benfica 2-2 Sporting, da 16.ª jornada da I Liga.
Para o especialista, o árbitro do Porto esteve "disciplinarmente muito incoerente e irregular, apesar da decisão acertada no penálti".
"Ao minuto 47, António Silva estava distraído, deixa-se antecipar por Paulinho e há um contacto. Penso que a demora do VAR é pela forma como Paulinho cai. Ele é atingido nas pernas, mas salta de forma não natural. É um movimento estranho, mas na minha opinião a decisão é bem tomada e há, de facto, motivo para pontapé de penálti", explica.
A nível disciplinar, o VAR Bola Branca aponta vários lapsos a Soares Dias, embora haja um cartão amarelo bem mostrado a Otamenti.
Os restantes, contudo, não são aprovados por Paulo Pereira.
"No amarelo a Rafa aos 41 minutos, é uma entrada normal sobre Nuno Santos. Falta bem assinalada, mas cartão desajustado. Aos 47 minutos, o amarelo a Pedro Gonçalves a pedido de Rafa também não se justificava. Houve outro anterior, de Ugarte, com falta mais grave, que não teve cartão", analisa.
Também terá ficado por assinalar um "pisão" de Coates sobre Gonçalo Ramos, aos 69 minutos, que seria "um livre perigoso à entrada da área do Sporting". Aos 82 minutos, num livre frontal a favor do Benfica, "a barreira ficou muito curta".
O antigo árbitro aprova, por um lado, duas decisões de Soares Dias numa só jogada, ainda na primeira parte.
"Aos 21 minutos, num lance em que Rafa surge em frente a Adán, há duas situações que pedem análise. Primeiro, logo no início da jogada não me parece ter havido falta de Otamendi sobre Paulinho, o árbitro fez bem ao nada assinalar. Depois, parece não haver fora de jogo de Rafa. Se tivesse havido golo, o videoárbitro faria a análise exata", esclarece.