Maria de Belém Roseira oficializa esta terça-feira a entrada na corrida presidencial. A direcção do Partido Socialista não indicou ninguém para marcar presença, mas a antiga ministra do PS vai contar com o apoio de antigos colegas de Governo.
Jorge coelho e Vera Jardim, ex-ministros de Guterres, têm presença garantida no Centro Cultural de Belém (CCB), tal como Manuel Alegre, do qual Maria de Belém foi mandatária nacional quando se concorreu contra Cavaco Silva.
Quanto à direcção nacional do PS, já fez questão de dizer que não vai indicar ninguém para assistir ao lançamento da candidatura da antiga ministra da Saúde. Fonte do gabinete de António Costa relembra que foi dada liberdade de voto aos militantes e que também não houve qualquer indicação para a apresentação de Sampaio da Nóvoa. Quem quiser, vai a título meramente pessoal.
A ex-presidente do PS tem-se remetido ao silêncio. Esteve ausente da noite eleitoral de 4 de Outubro no Altis e recusou comentar o resultado das legislativas, alegando que, desde que se apresentou como candidata à Presidência da República, deixou de intervir na vida interna do partido. O tabu deverá quebrar-se esta terça-feira.