Mais ajuda a caminho. Segundo C-130 português parte esta noite para Moçambique
21-03-2019 - 17:11
 • Celso Paiva Sol , com Rui Barros

Elementos da Protecção Civil, INEM, Cruz Vermelha, Força Especial de Bombeiros, GNR, até um elemento da EDP constituem a equipa que parte para Moçambique.

O segundo avião da Força Aérea Portuguesa com ajuda para as vítimas do ciclone Idai parte esta quinta-feira, às 22h00, para Moçambique.

A Renascença sabe que o avião, um C-130 da Força Aérea, partirá esta noite às 22h00 com a missão preparada nos últimos dias pela Proteção Civil.

Ainda não é certo o número de elementos que constituem esta equipa, mas, ao que apurou a Renascença, esta será composta por elementos da Protecção Civil, INEM, Cruz Vermelha, Força Especial de Bombeiros, GNR, e também um elemento da EDP.

A bordo deste aparelho irão também quase 10 toneladas de carga, sobretudo alimentos e medicamentos, mas também algum equipamento de saúde e de medicina legal.

A ajuda humanitária, que decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades Moçambicanas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, enquadra-se no auxílio externo que Portugal tem vindo a prestar no âmbito do esforço internacional de ajuda Moçambique.

O avião partirá da pista de Figo Maduro, quase 24 horas depois de um primeiro avião com ajuda ter partido para o país que foi fustigado pelo ciclone Idai. Neste avião seguia uma equipa militar com 35 elementos, na sua maioria fuzileiros.