Seis mulheres presas num camião frigorífico salvas por jornalista
28-09-2023 - 21:34
 • Renascença

As quatro vietnamitas e as duas iraquianas, que pretendiam chegar ao Reino Unido ou à Irlanda, utilizaram o camião frigorifico para chegar ao destino.

Seis mulheres foram resgatadas de um camião frigorífico, em França, depois de enviarem uma mensagem de texto à jornalista da BBC, Khue B Luu. A SMS desencadeou uma busca pela seis mulheres.

As quatro vietnamitas e as duas iraquianas, que pretendiam chegar ao Reino Unido ou à Irlanda, utilizaram o camião frigorifico para chegar ao destino.

Ao perceberem que o camião se deslocava no sentido oposto, aliado ao frio extremo que se sentia dentro da arca frigorifica, começaram a ficar em pânico e contactaram a jornalista da BBC em Londres.

Um das migrantes enviou a Luu dois vídeos a mostrar um espaço repleto de caixas, com pouco espaço para as mulheres se sentarem. Num dos vídeos, podia ouvir-se uma das mulheres a dizer em inglês: “Não consigo respirar”.

A partir da localização GPS do telemóvel a jornalista conseguiu encontrar o camião. Luu contactou colegas na França que alertaram as autoridades. Pouco depois, a polícia francesa conseguiu intercetar o camião.

O motorista foi preso e foi aberta uma investigação por suspeitas de tráfico de pessoas.

Horas depois, a polícia francesa disse que o veículo era originário da Lituânia e que o motorista estava sob investigação. Segundo as fontes policias uma das mulheres era menor de idade.

Ao escrever sobre os acontecimentos para a BBC, Luu traçou uma ligação entre este caso e outro ocorrido em 2019, em que 39 pessoas morreram dentro de um camião no Reino Unido.