Como ajudar os mais vulneráveis? Presidente do Conselho Europeu e Papa falaram ao telefone
23-11-2020 - 11:31
 • Renascença

O teor da conversa foi dado a conhecer por Charles Michel.

O presidente do Conselho Europeu esteve, esta manhã, ao telefone com o Papa Francisco para debaterem formas de luta contra a pandemia.

“Analisamos meios de enfrentar a Covid-19 de um ponto de vista amplo e multilateral, indo ao encontro das necessidades dos mais vulneráveis”, pode ler-se no tweet de Charles Michel.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.381.915 mortos resultantes de mais de 58,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Segundo o represente europeu, durante a conversa também abordaram “a luta contra o ódio religioso e a radicalização, visando a promoção do diálogo inter-religioso”, no seguimento de diversos ataques que se têm registado na Europa.

O último ataque aconteceu em Viena a 2 de novembro. Um tiroteio deixou ao menos quatro mortos e vários feridos, sete deles com gravidade, no centro da cidade austríaca. O autodenominado Estado Islâmico revindicou o atentado.

Em França, Nice foi palco de ataque a 29 de outubro. Um homem munido e uma faca matou três pessoas, na Basílica de Notre-Dame. O agressor gritou várias vezes as palavras "Allah Akbar" (Deus é o maior, em árabe) antes de ser "neutralizado" pela polícia.

A 16 de outubro, em Paris, o professor de história Samuel Paty, de 47 anos, foi decapitado próximo à escola em que lecionava, em Paris. O autor do ataque, um refugiado tchetcheno de 18 anos, foi morto a tiros pela polícia. Segundo testemunhas, ele gritou "Allahu Akbar" ("Deus é grande", em árabe) ao ser abatido.