Lisboa vai receber o primeiro Torneio Internacional Futebol Jovem, uma prova que conta com o apadrinhamento do Papa Francisco. A competição é apresentada ao final da tarde de quinta-feira, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho de Lisboa.
Jorge Máximo, vereador do Desporto, Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) e Carlos Lourenço, da comissão organizadora, vão marcar presença.
O objectivo do torneio é “homenagear o Papa Francisco pela passagem do terceiro aniversário do seu Pontificado, em Março de 2016, e evidenciar que o desporto, e o futebol, devem estar ao serviço da amizade, da tolerância, da solidariedade, da ética, do fair-play e do reforço da Paz no Mundo".
Além de o Papa Francisco ser o patrono, D. Rino Passigato, Núncio Apostólico, em Portugal, D. Manuel Clemente, Cardial Patriarca de Lisboa, e entidades como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Embaixada da Argentina, a Câmara Municipal de Lisboa ou a Fundação INATEL vão também demonstrar o seu apoio.
Os argentinos do San Lorenzo - clube do qual Francisco é adepto e presidente honorário -, Sporting, FC Porto, Benfica, Colégio São João de Brito e uma selecção de jogadores Lisboa fazem parte do torneio que é destinado a jovens entre os 10 e os 11 anos.
A Renascença é a rádio oficial deste torneio.