Um ano depois da Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023), Lisboa vai acolher em outubro o REJOICE!, um encontro nacional que espera mobilizar jovens de todas as dioceses. O convite à participação foi deixado esta quarta-feira pelo patriarca de Lisboa, numa mensagem vídeo em que sublinha os objetivos da iniciativa.
“Nos próximos dias 19 e 20 de outubro vamos ter o nosso grande e esperado Encontro Nacional da Juventude, para assinalar, por um lado, a JMJ que decorreu há um ano, mas ao mesmo tempo para nos projetar para o futuro, nomeadamente para nos colocar numa sintonia de preparação em vista do Jubileu de 2025, que será um enriquecimento para o nosso crescimento espiritual e para a nossa caminhada de Santidade”, afirma D. Rui Valério.
“Em agosto e julho, todas as dioceses assinalaram, de alguma maneira, o primeiro aniversário da JMJ, agora pretende-se que jovens do país inteiro se possam encontrar para fazer a festa, celebrarem juntos, para se reencontrarem depois do que foi a Jornada Mundial da Juventude”, diz à Renascença João Clemente, do Serviço de Juventude do Patriarcado, que organiza a iniciativa em conjunto com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
Para fazer “memória agradecida” do que foi a JMJ em Lisboa, o encontro de dois dias vai replicar muitas das atividades que marcaram a semana da Jornada, entrecruzando momentos de oração com outros mais festivos.
“Estamos a falar do Festival da Juventude, onde estará inserido o Festival Nacional da Canção Cristã, com 16 dioceses a participar. Mas antes haverá um concerto, com o DJ padre Guilherme, e outro a terminar, na tarde de sábado”, conta.
O programa para sábado inclui também uma “Vigília de oração, tal como na Jornada, e que é sempre um momento muito forte de encontro com Jesus”, e haverá “uma Cidade da Alegria, ou uma Aldeia da Alegria, com stands onde os movimentos juvenis irão apresentar-se”, e ainda um espaço dedicado ao Sacramento da Reconciliação e Adoração, “onde os jovens se poderão confessar e onde o Santíssimo será exposto”.
Domingo de manhã decorrerão os encontros Rise UP. “Estes encontros foram uma novidade na JMJ, com os jovens como protagonistas, a refletirem acerca de um tema. Desta vez a temática do encontro será a paz, vão refletir sobre a paz”, adianta João Clemente.
Para domingo à tarde está marcada a Missa de Envio, “um momento para os jovens se sentirem chamados, enviados a partir em missão para as suas dioceses e para as suas comunidades”.
A organização espera a participação de 8.000 jovens de todo o país. As inscrições, para participar, ou para ser voluntário no encontro, já abriram e vão decorrer até 5 de outubro. Pode haver inscrições individuais ou em grupo. “Não faltes, vem, adere! Por ti, pelos jovens, pelo Jubileu”, sublinha o patriarca na mensagem aos jovens.
É pedida uma contribuição de 17 euros aos participantes e de 10 euros aos voluntários. “Estes valores têm como objetivo suprir o custo do seguro, um pequeno kit e outras despesas de organização”, refere a carta enviada esta quarta-feira pela organização ao clero diocesano de Lisboa, a que a Renascença teve acesso, e na qual se explica que “este ano não se vai realizar a habitual Jornada Diocesana da Juventude pelo facto de haver este encontro”, mas “pretende-se que o REJOICE! seja um momento agregador no país, capaz de congregar os jovens das várias realidades e geografias”.
O REJOICE! é uma iniciativa conjunta do Serviço de Juventude do Patriarcado e do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio da Fundação JMJ Lisboa 2023, da Universidade de Lisboa e da Junta de Freguesia do Parque das Nações.
Mais informações sobre a iniciativa no site do Patriarcado.