Di María e Galeno são os desequilibradores de Derlei para um clássico "50-50"
29-09-2023 - 13:45
 • Pedro Castro Alves , Inês Braga Sampaio

O antigo avançado de Benfica e FC Porto escolhe os dois extremos como os jogadores mais talhados para decidir um clássico, na Luz, de "equilíbrio muito grande".

Derlei prevê um clássico com iguais hipóteses de vitória para Benfica e FC Porto, independentemente do palco, e chama dois jogadores a decidir: Ángel Di María, de um lado, e Wanderson Galeno, do outro.

Em entrevista a Bola Branca, o antigo avançado dos dois clubes assinala o "equilíbrio muito grande" entre Benfica e Porto, que estão separados apenas por um ponto - os dragões à frente -, após um só deslize de cada lado.

"Para mim é 50-50, apesar de o Benfica jogar em casa, com o apoio dos adeptos", antevê o Ninja.

Os possíveis desequilibradores dessa balança têm nomes: Di María e Galeno.

O internacional argentino, "apesar da idade, continua a jogar fino da bola". Exige "respeito e, naturalmente, muita atenção" da parte do Porto.

"Um jogador como ele pode decidir uma partida. Os grandes jogos são para grandes jogador e o Di María é um desses atletas", elogia.

Derlei também fala do luso-brasileiro do FC Porto, que "vem crescendo muito, individualmente", sob o comando de Sérgio Conceição.

"Também tem todas as condições de ser protagonista de uma partida destas", assinala.

Neres e Arthur terão sucesso


O antigo jogador brasileiro destaca mais dois compatriotas, ainda que em circunstâncias diferentes. O primeiro é David Neres.

"É uma figura carimbada. Na reta final da última época começou a perder um pouco de espaço na equipa, mas a meu ver é um atleta que tem amplas condições de ser titular absoluto na equipa do Benfica", garante.

O outro é Arthur Cabral, que custou 20 milhões de euros mas ainda só disputou 197 minutos em cinco jogos (dá um total de 40 minutos por encontro). Derlei acredita que o ponta de lança vai singrar na Luz:

"O Arthur saiu do Brasil muito jovem. É um jogador muito forte, um jogador área. Tem tudo para se dar bem no futebol português e, como é muito jovem, tem ainda muitas coisas para aprender e para evoluir também."

A hora dos mais jovens no Porto


Por outro lado, Pepe não viajou com a comitiva para Lisboa e junta-se a Marcano e Zaidu como baixa na defensiva do FC Porto.

Derlei salienta que "não só pela experiência e liderança" que Pepe, em especial, e Marcano têm, "mas também pela qualidade técnica, é lógico" que os dragões são afetados. Ainda assim, deposita confiança em David Carmo e Fábio Cardoso.

"O Porto tem outros atletas, jovens jogadores que estão à procura do seu espaço, e que naturalmente o Sérgio tem toda a confiança de colocar a jogar, porque se assim não fosse não estariam no plantel. Os adeptos podem ficar tranquilos, todo e qualquer jogador que faz parte do plantel tem condições para jogar tranquilamente", afiança.

O Benfica-FC Porto está marcado para esta noite, às 20h15, no Estádio da Luz. Relato em direto e acompanhamento ao minuto na Renascença.