Mais de 1.200 pessoas do Vale da Campeã, no concelho de Vila Real, continuam sem eletricidade, devido aos postes e fios derrubados pela neve e gelo.
O presidente da Junta de Freguesia da Campeã, Jorge Maio, diz que a situação “está muito complicada, as escolas e o comércio estão fechados”.
O autarca conta à Renascença que o mau tempo “derrubou árvores e postes de baixa, média e alta tensão, rebentou os fios e a população está sem energia”. As estradas já foram desobstruídas e estão transitáveis, mas subsiste um grande problema nada freguesia, "a falta de energia”.
“Grande parte da população está sem luz. Foram colocados vários geradores por parte da EDP, que está no terreno, mas ainda não conseguiu resolver toda a situação”, acrescenta.
O problema afeta “mais de 600 fogos de habitação, ou seja, cerca de 1200 pessoas, o que é significativo para a dimensão desta freguesia”.
Jorge Maio sublinha que, sem eletricidade, “as pessoas não têm possibilidade de aquecer as suas casas, as escolas primárias e do pré-escolar permanecem fechadas, tal como o comércio. As explorações agrícolas estão com dificuldades devido às ordenhas”.
“Está a ser um verdadeiro desespero para as pessoas”, lamenta o autarca, que aguarda a resolução do problema para as próximas horas.
“A EDP vai colocar pelo menos mais um gerador, mas não é suficiente, porque o grande problema é também as linhas de baixa tensão, as linhas que ligam de casa a casa que também estão danificadas e, enquanto essa situação não for resolvida, não é fácil repor a energia elétrica em breve”, conclui.
Na Campeã, 60% da freguesia está sem eletricidade. Mas o problema é também comum, à vizinha União de Freguesias de Quintã, Vila Cova e Pena.
A EDP Distribuição dá conta que a linha que alimenta a Campeã tem 13 postes partidos na zona da serra do Marão e assegura que a empresa está a tentar, ainda durante o dia de hoje, repor a situação e colocar os postes e linhas no lugar.