O que muda com a reorganização das urgências de pediatria?
13-03-2023 - 18:02
 • Anabela Góis

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já terminou a reorganização dos serviços de urgência de pediatria na região de Lisboa e Vale do Tejo. O documento agora divulgado prevê que 10 serviços estarão permanentemente abertos, um fecha ao fim de semana de 15 em 15 dias e três funcionam das 9h00 às 21h00, embora com algumas especificidades.


Que impacto tem esta reorganização?

Em causa estão as populações servidas por 14 hospitais, entre eles alguns dos maiores do país. Mas é uma reorganização que surge para tentar resolver o problema da falta de médicos. Como não dão para tudo, a opção foi concentrar serviços e, assim, há urgências pediátricas que vão fechar à noite e ao fim de semana, em alguns casos já é isso que agora acontece,

Este plano de reorganização das urgências de pediatria vai estar em vigor entre 1 de abril e 30 de junho. Depois, logo se vê, será necessário esperar pela avaliação que fôr feita para sabermos se a situação de mantém no futuro ou não.

Que urgências é que vão então ficar fechadas à noite, a partir de abril?

Em permanência vão ser três. É melhor tomarem nota, porque pode não ser fácil. As urgências pediátricas dos hospitais de São Francisco Xavier, em Lisboa, e de Torres Vedras, que faz parte do centro hospitalar do Oeste, vão funcionar todos os dias - incluindo os fins de semana, mas apenas das 9h00 às 21h00. A urgências do hospital Beatriz Ângelo, em Loures, fecham à noite nos dias de semana e durante todo o dia ao sábado e ao domingo.

Por último, o hospital de São Bernardo, em Setúbal, fecha a urgência de pediatria ao fim de semana de 15 em 15 dias, sendo que fecha logo a partir das 21h00 de sexta-feira e só volta a abrir na segunda. Já agora, dizer que o funcionamento ao fim de semana coincide com o funcionamento da maternidade, que também fecha de duas em duas semanas.

Sobre o hospital de Loures, o ministro da saúde não prometeu reabrir as urgências ao fim de semana?

O ministro prometeu, mas não se comprometeu com datas. Manuel Pizarro disse aos autarcas de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço, os quatro concelhos servidos pelo hospital Beatriz Ângelo - aproximadamente 300 mil pessoas - que iria avaliar e anunciar uma solução para reabrir a urgência durante o dia ao fim de semana. Contudo, até agora não é conhecida nem avaliação, nem solução. De acordo com o plano divulgado, esta segunda-feira, pela Direção Executiva do SNS (é disso que temos estado a falar), a urgência pediátrica de Loures vai ficar fechada à noite ao fim de semana, pelo menos, até 30 de junho.

A situação agravou-se bastante nos últimos meses com a saída de vários pediatras daquele hospital que deixou de ser parceria público-privada e passou a ter gestão totalmente pública há pouco mais de um ano. Nesta altura, o hospital tem metade dos especialistas de que precisa e, de acordo com o diretor de serviço de pediatria, nem as urgências diárias estão 100% garantidas.

Quais são os hospitais com urgência sempre aberta?

Sete dias por semana, 24 horas por dia, estão a funcionar as urgências pediátricas dos restantes dez hospitais: Caldas da Rainha, Torres Novas, Santarém, Vila Franca de Xira, os hospitais de Santa Maria e Dona Estefânia, em Lisboa, o Amadora-Sintra, o hospital de Cascais, o Garcia de Orta, em Almada, e o Barreiro, do centro hospitalar Barreiro-Montijo.

E ficamos assim?

Ficamos assim a partir de 1 de abril e até 30 de junho. Nessa altura, e tendo em conta os resultados deste plano, a Direção executiva do SNS anunciará o que vai acontecer nos restantes trimestres, sendo que admite já que poderá haver redução de serviços no Verão, altura em que há menor procura.

Até lá a direção do SNS compromete-se, também, a informar as populações sobre os horários as urgências e a garantir que o INEM estará em regime de prontidão, para que nada falhe no apoio de emergência e encaminhamento de doentes, e que está a par de todas as vagas existentes nos diferentes hospitais para que não haja deslocações desnecessárias ou em vão. Em caso de dúvida: liguem para o SNS24.