A partir da próxima semana, os maiores de 80 anos vão ter “casa aberta” (sem necessidade de agendar) para terceira dose de vacina contra a Covid-19 e gripe.
Nesta modalidade, os
idosos podem tirar uma senha digital no portal da DGS, mas também podem
aparecer num dos mais de 300 centros de vacinação que ainda existem no país.
Já o autagendamento vai ficar disponível para os maiores de 70 anos.
À Renascença, a diretora-geral de Saúde lembra ainda que só quem levou a última dose da vacina para a Covid-19 pode receber esta terceira dose. “Para uma pessoa poder levar a dose de reforço tem que ter levado a última dose há, pelo menos, 180 dias. Se assim não for, vai ter de aguardar para fazer esse período”.
Segundo Graça Freitas, os profissionais de saúde e do sector social também vão começar a ser vacinados com a terceira dose da vacina da Covid-19 na próxima semana.
Ao jornal Público revelou que até à data estão a ser vacinadas “em média 25 mil pessoas
por dia” nos 309 pontos de vacinação espalhados pelo país.
A Covid-19 provocou pelo menos 5.020.845 mortes em todo o mundo, entre mais de 248,03 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.184 pessoas e foram contabilizados 1.094.048 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.