A Alemanha e o Reino Unido intercetaram três aviões militares russos de reconhecimento sobre o Mar Báltico, anunciou a força aérea alemã esta quarta-feira.
"Voos de reconhecimento intercetados. [Os caças] Eurofighters alemães e britânicos foram alertados para identificar três aeronaves militares. Os dois [aviões] SU-27 Flankers e um IL-20 russos estavam novamente a voar sem sinais de 'transponder' no espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico", declarou a força aérea alemã na rede social Twitter.
A Alemanha e o Reino Unido participam no âmbito da NATO na vigilância do espaço aéreo sobre os Estados bálticos - Letónia, Estónia e Lituânia.
Os incidentes envolvendo aviões russos e aeronaves de países da NATO multiplicaram-se nos últimos anos, antes mesmo do início do conflito na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.
Interceções semelhantes ocorreram a 4, 17 e 21 de abril. Estes encontros acontecem frequentemente no Mar Báltico, mas também no Mar Negro e em outros lugares.
Em março, a força aérea russa abateu um drone norte-americano - o Reaper MQ-9 - no Mar Negro. O incidente causou uma breve escalada de tensões entre Washington e Moscovo.