Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O novo portal de vacinação online, que permite o agendamento da vacinação, foi aberto esta sexta-feira e já recebeu mais de 50 mil agendamentos.
Numa conferência de imprensa, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, disse que "o processo é simples, nasceu hoje e já tivemos 50 mil agendamentos, o que é algo impressionante".
Para já, o portal está disponível para pessoas com mais de 65 anos fazer o auto-agendamento da vacina contra a covid-19, assim como o ponto onde se pretende vacinar.
O vice-almirante Gouveia e Melo, responsável pela task-force que gere o plano de vacinação, afirmou esperar que o processo de auto-agendamento da vacinação leve à vacinação de 100 mil pessoas por dia - o objetivo traçado há várias semanas.
"Vamos ter de vacinar 100 mil pessoas por dia. Este é um processo que tem de ser através de via informática e por isso, deve ser requerido pelos cidadãos, para que sejam auto agendadas de acordo com o escalão etário, que vai ficando disponível no portal da covid-19", afirmou na cerimónia de apresentação da nova fase de vacinação.
Gouveia e Melo definiu esse objetivo até ao final de abril. Segundo o último relatório do plano de vacinação, já foram vacinados mais de dois milhões de portugueses com a primeira dose; desses, mais de 730 mil já receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19.
Na quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) disse que o país ia avançar para a segunda fase do plano de vacinação, concluída a primeira fase que tratava da vacinação de grupos prioritários. Agora, o processo passará para a vacinação em massa, rumo ao objetivo de atingir a imunidade de grupo (mais de 70% da população vacinada) até ao final de julho.