Há 95 mil carros do grupo Volkswagen em Portugal com software fraudulento
29-09-2015 - 19:04

O número é avançado pelo representante da Audi, Skoda e Volkswagen. Em Outubro, serão apresentadas soluções técnicas para os automóveis afectados, assim como as medidas a aplicar.

Há em Portugal 94. 400 veículos a gasóleo do grupo Volkswagen equipados com o software que manipula as emissões poluentes.

A SIVA, a representante em Portugal da Audi, Skoda e Volkswagen, avança este número e também a informação de que serão apresentadas, já em Outubro, as soluções técnicas para os automóveis afectados, assim como as medidas a aplicar.

Cada uma das marcas do grupo vai activar, em breve, uma página na internet com informações, incluindo a lista de chassis dos modelos em causa.

Das marcas distribuídas pela SIVA, a Volkswagen tem a maior fatia de veículos equipados com o software que altera os valores das emissões poluentes: 53.700 veículos. A Audi tem mais de 31.800 unidades e a Skoda 8.800.

Segundo o representante das três marcas em Portugal, alguns dos automóveis afectados ainda não foram entregues aos clientes, o que acontecerá logo que o problema com a manipulação de emissões de gases das viaturas seja resolvido.

A Seat Portugal, que também pertence ao grupo alemão mas não é representado pela SIVA, decidiu, esta terça-feira, suspender preventivamente a venda dos 50 automóveis que estão em “stock”, equipados com o motor EA189.

Segundo uma porta-voz da marca, contactado pela Renascença, aguarda-se por conclusões das análises que estão a ser feitas pelo grupo Volkswagen, para averiguar se os veículos estão equipados com o software manipulador de emissões poluentes.