O que acontece na volta ao mundo de um minuto na internet?
14-09-2017 - 16:33
 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)

60 segundos, um sopro de tempo. Quase nada. Provavelmente muito menos do que o tempo que passa à frente do computador em interacções no mundo virtual.

Já pensou no que acontece num minuto de internet? Esta ferramenta de trabalho e de lazer tem uma escala de tal forma imensa que se torna impossível analisar a informação mensal de tráfego. Nem mesmo a informação diária.

Em vez disso, damos a volta ao mundo na vertigem de um minuto online: quase seis milhões de fotos no Snapchat, 46 mil e 200 no Instagram.

Num só minuto, dão entrada no Google três milhões e meio de pesquisas. Quatro milhões e 100 mil vídeos são visualizados no Youtube.

Então e o número de tweets em 60 segundos? São mais de 452 mil em todo o mundo.

E o Facebook continua a ser a mais popular, ou pelo menos a rede social mais utilizada em todo o mundo. Num minuto, a rede de Mark Zuckerberg gera mais de 850 mil posts num minuto.

Compras e apostas online geram um movimento que supera os 750 mil dólares a cada 60 segundos.

Este levantamento foi elaborado pela Excelacom para 2017 e faz a comparação com o minuto de internet do ano passado.

E a conclusão, segundo esta empresa norte-americana de software, é de que, com os mesmos 60 segundos, fazemos mais do que há um ano: mais 900 mil pesquisas no Google, mais 150 mil posts no Facebook, mais 3 mil no Twitter. Mais um milhão e meio de vídeos visualizados no Youtube, mais cinco mil fotos no Instagram.

Mas o campeão é claramente o Snapchat: entre 2016 e 2017, esta aplicação de efeitos especiais em fotografias foi utilizada mais cinco milhões de vezes no espaço de um minuto em todo o mundo.