Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O Hospital da Prelada, no Porto, garantiu esta quinta-feira que o surto de Covid-19 detetado na última semana e que envolvia 11 colaboradores e cinco doentes está “contido”, mantendo-se a “normal operação” nesta unidade hospitalar.
“Todos os clientes e colaboradores testados positivo para a Covid-19 encontram-se clinicamente bem, estando prevista uma nova testagem a este grupo nos próximos dias”, refere comunicado enviado à Lusa pela Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), instituição que gere o Hospital da Prelada.
A 14 de outubro, foi revelada a existência de um surto associado ao novo coronavírus no Hospital da Prelada, situação que envolvia 11 colaboradores do Serviço de Medicina Física e Reabilitação e cinco doentes, todos assintomáticos.
A instituição assegurou terem sido "ativadas todas as medidas previstas nos planos internos de contingência, em estreita articulação, e sob as orientações, das autoridades de saúde competentes".
Hoje, a SCMP referiu que o surto foi “contido” e que “a unidade hospitalar mantém a sua normal operação”.
A mesma instituição também frisa que “os planos de contingência mantém-se devidamente ativos” e que “a atividade operacional do Hospital da Prelada mantém os normais níveis de prontidão”.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.245 pessoas dos 109.541 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.