O ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso diz que o mundo tem de se adaptar ao novo Presidente norte-americano, mas realça que Donald Trump ainda está também, nas suas novas funções, a ajustar-se ao mundo.
"Se é verdade que nos temos de adaptar ao Presidente Trump, Trump está também no processo de se adaptar ao mundo", disse Barroso, esta segunda-feira, em Lisboa, na conferência "Business of Luxury", promovida pelo Financial Times.
Num diálogo com um responsável do jornal que durou cerca de 45 minutos, Barroso abordou várias das problemáticas políticas e económicas da actualidade, falando também em parte a sua experiência como presidente do executivo comunitário.
Ainda sobre os Estados Unidos e Donald Trump, o actual quadro do banco de investimento norte-americano Goldman Sachs considerou que "muitos dos seus anúncios na campanha" eleitoral mudaram desde a sua chegada à Casa Branca, mas há "pelo menos duas grandes preocupações": a Rússia e as trocas comerciais.
"Que tipo de relação têm Trump e Putin? Há algumas questões por responder", declarou Barroso.
Sobre o novo Presidente francês, Emmanuel Macron, Barroso diz que este tem um "mandato claro" dado pelos franceses e "mais de 50% de hipóteses de cumprir" boa parte das suas promessas eleitorais e perspectivas de reformas políticas.