O Orçamento do Estado aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros vai dar grande confiança à economia e vai ter uma forte componente social, garante o ministro do Planeamento e Infra-estruturas.
“Estivemos a trabalhar de forma positiva, de forma coesa, no Governo sempre com esta preocupação: o nosso Orçamento, sendo um Orçamento que dará confiança aos portugueses, dará certamente confiança aos investidores porque será um Orçamento com uma forte trajectória de sustentabilidade das contas públicas e não põe em causa a nossa matriz fundamental de reposição de rendimentos e da coesão social, apoio às classes médias, que tinham sido muito fustigadas sem resultados significativos, nomeadamente ao nível da dívida pública”.
Pedro Marques considera ainda que o trabalho em torno do Orçamento - que envolveu as instituições comunitárias - foi positivo. “É um trabalho normal, que sempre ocorre com as instituições comunitárias, que evoluiu positivamente. Aguardaremos os comentários do colégio de comissários mas damos o trabalho feito até agora como muito positivo”.
“É um bom orçamento para Portugal”, garante o governante.
O ministro acrescenta que “é importante que os portugueses percebam que cumprimos o programa eleitoral do PS”.
As declarações do ministro Pedro Marques foram feitas durante a comissão permanente da Concertação Social, onde estão a ser apresentadas as prioridades e linhas de actuação do Governo sobre competitividade, investimento, crescimento económico e financiamento de empresas.