Cerca de 20 cidadãos com passaporte português ficaram feridos no duplo atentado terrorista de terça-feira em Bruxelas, disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
"Da lista oficial que nos foi fornecida pela unidade de crise do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério do Interior belga constam 19 nomes. Contundo, admitimos que nessa lista haja três nomes repetidos porque é coincidente a data de nascimento com os nomes com pequenas alterações", disse à Renascença José Luis Carneiro.
Nestas declarações, José Luis Carneiro admite também que pode "possa haver outros que não integram esta lista", dando como exemplo dois jovens detectados pelas autoridades portuguesas, um deles através das redes sociais.
Um dos dois portugueses que não constam da lista oficial é André Pinto que estava no metro de Maelbeek na altura da explosão. Natural de Santa Marta de Penaguião, André Pinto, de 27 anos, tem ferimentos ligeiros num pé e diz ter pedido a audição do ouvido direito. É condutor de autocarro na empresa STIB, que serve a capital belga.
A outra é vítima portuguesa conhecida através das redes sociais é uma mulher de 30 anos que ficou ferida também na explosão ocorrida na estação de metro de Maelbeek. Natural de Coimbra, a portuguesa foi assistida no hospital e "encontra-se fora de perigo", já está em casa.
[notícia actualizada às 11h45]