A Semana Santa vai ser celebrada na Torre dos Clérigos, monumento histórico da cidade do Porto, de 24 a 31 de março.
A Irmandade dos Clérigos organizou uma programação cultural a pensar tanto na população portuense como nos turistas.
“A Semana Santa, como já vem sendo habitual nos últimos anos, representa para a cidade do Porto uma época do ano muito especial com a chegada de milhares de turistas. A Irmandade dos Clérigos preparou assim várias atividades para usufruírem em família, entre as quais concertos, visitas noturnas e uma nova exposição”, afirma a instituição, em nota enviada à Renascença.
Os concertos de órgão de tubo irão acontecer diariamente ao meio-dia, na Igreja dos Clérigos, e os concertos do Tríduo Pascoal acontecem de 28 a 30 de março.
No que toca às visitas noturnas, a iniciativa que abre as portas da Torre entre as 19h00 e as 23h00, “Clérigos by Night”, está de volta, juntamente com a experiência imersiva de video mapping “Spiritus”, a partir das 18h00.
“Estas subidas noturnas à Torre dos Clérigos são já tradição no Porto e contribuem para a valorização cultural do Centro Histórico do Porto fora de horas: do alto dos seus mais de 75 metros de altura, é possível ter uma visão de 360 graus da cidade e identificar pontos mais distantes, como Vila Nova de Gaia ou o outro lado do rio Douro”, refere a Irmandade dos Clérigos.
A Semana Santa contará também com uma nova exposição temporária da autoria do escultor Hélder de Carvalho. "Via Crucis" pretende “despertar para a contemplação das formas, a representação do rosto sofrido de Cristo e o movimento sacrificial do Seu corpo enquanto percorre a Via-Sacra.”
"Via Crucis” abre a público a 24 de Março e termina a 28 de abril.