FC Porto sem margem de erro em Portimão
17-03-2021 - 12:00
 • Rui Viegas

Rui Manuel, antigo médio algarvio de Portimonense e FC Porto, foi convidado por Bola Branca a perspetivar o embate de sábado, a contar para a jornada 24. E recorda a equipa dos dragões da qual fez parte em 1988/89. "Fina flor", classifica-a.

Rui Manuel atribui favoritismo ao FC Porto na visita de domingo a Portimão, mas considera que se trata de um jogo em que "tudo pode acontecer".

O antigo médio de Portimonense e dragões lembra que a margem de erro da equipa de Sérgio Conceição é nula na corrida - pelo menos - ao segundo lugar de acesso à Champions na nova temporada.

"Vai ser um jogo difícil para o Portimonense, o Porto não pode perder mais pontos. Mas tudo pode acontecer. O Porto tem conseguido ganhar fácil [em Portimão] e o Portimonense se pontuar já será um bom resultado, até porque a equipa - com o bom trabalho do Paulo Sérgio - tem vindo a melhorar", começa por dizer Rui Manuel, de 53 anos, em Bola Branca, ao mesmo tempo que sublinha que o recente feito europeu do FC Porto abre-lhe uma janela de motivação para o que resta da prova doméstica. Em particular, visando o objetivo da segunda posição, atrás do invicto leão.

"O mais importante é ir à Liga dos Campeões na próxima época, porque vai ser difícil ganhar o campeonato. Se continuarem a jogar como o fizeram contra a Juventus têm muitas chances de chegar ao segundo lugar. Não estou a ver o Sporting perder três ou quatro jogos e o Porto ganhar os jogos todos", assinala.

Ultrapassada a Juventus, o FC Porto espera para conhecer o adversário nos quartos de final da Champions - o sorteio é na sexta-feira, 19 de março - e Pinto da Costa, em declarações ao Porto Canal, manifestou confiança na conquista do terceiro título de campeão europeu.

Uma missão difícil, sublinha Rui Manuel, mas não impossível. O antigo médio recorda que o clube "também não era favorito a ganhar a primeira Taça dos Campeões [1987] e ganhou".

O algarvio, que representou o Porto em 1988/89, ainda chegou a jogar com vários dos campeões europeus, uma equipa que "era fina flor". "Agora também têm uma boa equipa, mas acho que essa era muito melhor", conclui Rui Manuel.

O FC Porto está nos quartos de final da Liga dos Campeões e está na segunda posição do campeonato, a 10 pontos do Sporting, que lidera. Na jornada 24 da I Liga, no próximo fim de semana, os dragões deslocam-se ao Algarve para defrontar o Portimonense, 12.º classificado.