O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, iniciou esta segunda-feira uma viagem num comboio especial em direção a Vladivostok para uma cimeira com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O comboio blindado que Kim usa para visitas ao exterior partiu de Pyongyang esta manhã. A informação foi inicialmente avançada pela imprensa sul-coreana, que citava fonte do regime norte-coreano, e entretanto confirmada pela KCNA, a agência de notícias oficial da Coreia do Norte.
A agência de notícias russa Interfax tinha adiantado anteriormente que se esperava que Kim fizesse uma visita à Rússia “nos próximos dias”, citando fonte do Kremlin. O encontro, segundo várias fontes aos media internacionais nos últimos dias, terá como objetivo negociações de armamento entre os dois países.
Se a cimeira com Putin efetivamente acontecer, esta será a primeira viagem internacional do líder norte-coreano em mais de quatro anos, e a primeira desde a pandemia de Covid-19.
Os dois líderes deverão discutir a possibilidade de a Coreia do Norte fornecer armas a Moscovo para apoiar a sua guerra na Ucrânia, acredita o executivo norte-americano, que está a acompanhar as movimentações recentes destes dois países.
A Coreia do Norte é um dos poucos países que apoia abertamente a Rússia desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022. Na semana passada, Putin prometeu "expandir os laços bilaterais em todos os aspectos de uma forma planeada, reunindo esforços".
[atualizado às 13h04]