Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
As esplanadas vão poder funcionar a partir de segunda-feira e podem servir almoços e jantares, no âmbito da segunda fase do plano de desconfinamento.
Restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada podem reabrir com grupos limitados a quatro pessoas, avançou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro, acrescentando a recomendação para que se mantenham “todas as cautelas”.
“As esplanadas poderão abrir, mas gostaria de recordar que não pode haver grupos com mais de quatro pessoas e que, mesmo na esplanada, devemos manter todas as cautelas”, afirmou António Costa, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, que decidiu avançar com a segunda fase do plano de desconfinamento, conhecido a 11 de março.
“Obviamente, quando estamos a tomar o café, seguramente não estaremos com máscara. Quando permanecemos no café, mesmo ao ar livre, devemos manter a máscara”, acrescentou o governante.
O decreto do Conselho de Ministros adianta que, a partir de 5 de abril, os estabelecimentos de restauração para serviço em esplanadas "devem encerrar às 22h30 durante os dias de semana e às 13h00 aos sábados, domingos e feriados".
Na segunda-feira, 5 de abril, as lojas com porta para a rua com menos de 200 metros quadrados deixam de ter de vender ao postigo e passam a poder ter as suas portas franqueadas ao público, para, de acordo com a rotação e as regras da Direção-Geral da Saúde, poderem fazer atendimento presencial.
Nesta segunda fase de desconfinamento, reabrem também os ginásios, mas ainda sem autorização para aulas de grupo.