Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O coordenador do processo de vacinação contra a Covid-19 e gripe revelou, esta segunda-feira, que o novo período de vacinação de crianças está previsto para os dias 26 e 27 de fevereiro.
Em entrevista à Renascença, o coronel Penha Gonçalves destacou que o último fim de semana de vacinação de crianças correu dentro do previsto e adiantou que, das mais de 74 mil inoculações, 48 mil foram segundas doses.
Aproveitou para tranquilizar os pais que não conseguiram vacinar as crianças até agora, devido a estarem infetadas ou em isolamento por contato de risco, garantindo que há vacinas mais do que suficientes para toda a gente.
"Estamos a receber vacinas na casa dos milhões, mensalmente. Temos vacinas suficientes, inclusivamente estamos em programas de cedência de vacinas a países mais necessitados", sustentou.
Para crianças que já tenham tomado a primeira dose e contraiam o vírus da Covid-19, o plano prevê que tomem a segunda na mesma.
Para já, adiantou ainda o coronel, não há nenhuma indicação para que jovens abaixo dos 18 anos venham a receber dose de reforço.
A partir desta segunda-feira deixa de existir a obrigatoriedade de apresentar teste negativo ao vírus SARS-CoV-2 para entrar em Portugal, bastando a apresentação de um certificado digital Covid-19 ou um comprovativo de vacinação reconhecido.
A Covid-19 provocou pelo menos 5,723 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado no sábado.
A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.