Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A resposta da Nova Zelândia à pandemia do novo coronavírus foi a melhor do mundo e o país governado por Jacinda Ardern é aquele que transmite mais confiança aos líderes empresariais para investimentos futuros, de acordo com uma sondagem da Bloomberg Media.
A Nova Zelândia destaca-se pela estabilidade política, recuperação económica, resposta ao vírus e resiliência social no índice de gestão de crise de mercado da Bloomberg, publicado esta quinta-feira.
O índice atribui à Nova Zelândia 238 pontos, acima do segundo posicionado Japão, com 204, e Taiwan em terceiro, com 198. A Austrália ficou em sexto com 151, enquanto o Reino Unido e os EUA - apesar do elevado número de mortes por Covid-19 - foram o nono e o décimo.
Cerca de 58% dos executivos definiram-se como muito ou extremamente preocupados com a Covid-19 e pouco mais da metade expressaram preocupações sobre a saúde da sua própria família e a estabilidade política do seu país.
Cerca de 50% admitiram que os funcionários das suas empresas ainda tinham a opção de trabalhar em casa. Apenas 40% acreditam que as viagens internacionais regulares seriam retomadas dentro de seis meses, o que diminuiu em relação aos 53% quando a mesma pergunta foi feita em junho e 58 % em maio.
O maior foco dos empresários, neste processo de retoma, tem sido fortalecer as unidades de gestão de crises, o planeamento dos negócios e a transição digital.