André Ventura vai recorrer da multa de 3.370 euros que lhe foi imposta pela Comissão para a Igualdade e Discriminação Raciais, por ofensas à comunidade cigana.
A decisão foi tomada em dezembro do ano passado, mas como o líder do Chega não a contestou – por não reconhecer legitimidade a este organismo – tornou-se definitiva e só agora é que André Ventura foi notificado.
Em causa está um comentário publicado em 2017 pelo líder do Chega nas redes sociais sobre uma notícia relativa a agressões contra uma enfermeira do hospital de Beja.
Na ocasião, Ventura, que era vereador na Câmara de Loures, deixou críticas à comunicação social, alegando que era "mais fácil chamar racista a quem insiste em falar do problema", aludindo de forma indireta ao facto de os alegados agressores da enfermeira serem de etnia cigana.
O caso foi denunciado pela Letras Nómadas - Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas e a Comissão para a Igualdade e Discriminação Raciais abriu um processo de contraordenação.