Joe Biden espera que um novo cessar-fogo entre Israel e o Hamas entre em efeito no início de março. O Presidente dos Estados Unidos da América afirmou esta segunda-feira que a trégua deve permitir a libertação dos restantes reféns.
Questionado pelos jornalistas numa gelataria, após gravar um "sketch" para o programa da NBC "Late Night with Seth Meyers", Joe Biden disse ter esperança que o cessar-fogo comece "pelo início do fim de semana" ou "fim do fim de semana".
"O meu conselheiro de segurança nacional diz-me que estamos perto. Não conseguimos ainda. A minha esperança é que pela próxima segunda tenhamos um cessar-fogo", declarou, citado pela Associated Press e pela Reuters.
Está a ser negociada uma "pausa" de seis semanas nas hostilidades na Faixa de Gaza. A libertação dos reféns feitos pelo Hamas nos ataques de 7 de outubro de 2023 será condicionada à libertação recíproca de centenas de prisioneiros palestinianos.
O cessar-fogo também servirá para permitir a passagem de centenas de camiões de ajuda humanitária, necessária aos habitantes da Faixa de Gaza.
Segundo a Associated Press, as negociações têm que ser concluídas antes do prazo não oficial do início do Ramadão, a 10 de março.