O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) decidiu nesta segunda-feira manter o nível 2 de contingência para a Covid-19.
A informação foi avançada por comunicado e confirmada pelo diretor do Serviço da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) da Urgência e Medicina Intensiva do hospital.
Aos jornalistas, Nelson Pereira justifica a medida com “uma gestão criteriosa do número de vagas durante o fim de semana e uma diminuiçção muito ligeira, mas diminuição, da procura ao serviço de Urgência nestes últimos dois dias”.
“Neste momento, temos 104 doentes com Covid internados, 11 dos quais em cuidados intensivos, e foi possível manter toda a atividade programada, apesar destes números”, adiantou.
“Neste contexto, ficou decidido que não se justificava a alteração do plano de contingência”, concluiu, não afastado a alteração da norma se as circunstâncias se alterarem, nomeadamente com as festas e eventos previstos para os próximos tempos.
No nível 2 de contingência, poderá haver alargamento de espaços de enfermaria, mas não a interrupção da atividade programada.
Na nota enviada às redação, o CHUSH reforça que a manutenção do nível de contingência é possível graças a “um elevado esforço de gestão e planeamento de camas e recursos humanos”.
No sábado, a taxa de positividade à Covid-19 nos doentes com queixas respiratórias foi de 55% e, no domingo, de 43%.