A bebé Matilde está a "recuperar muito bem" e pode ter alta ainda esta semana. É o que revelam os pais da criança através da rede social Facebook.
Na segunda-feira ao fim da noite, os pais escreveram uma publicação onde revelam que a médica responsável pela cirurgia observou a bebé e informou que a recuperação estava a correr bem. "O perímetro cefálico já diminiui um bocadinho", informam, acrescentando que na quarta-feira, a menina vai repetir a TAC e que "se tudo estiver bem", provavelmente terá alta.
A Matilde foi operada a um quisto na cabeça para aliviar a pressão intracraniana.
A menina nasceu no dia 12 de abril e foi-lhe diagnosticada atrofia muscular espinhal de tipo I. Esta doença é caracterizada pela degeneração e perda de neurónios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular e atrofia e levando a insuficiência respiratória. Atualmente há um medicamento, o Zolgensma, que se tem mostrado eficaz no combate à doença.
Considerado o medicamento mais caro do mundo, cerca de 1,9 milhões de euros, o Zolgensma só estava disponível nos EUA. Depois de divulgado o caso da bebé, os portugueses juntaram-se numa onda solidária e conseguiram doar o valor necessário. Contudo, o Estado custeou o tratamento.
O Infarmed autorizou a compra e administração do Zolgensma. Atualmente, em Portugal, apenas há um medicamento comparticipado a 100% pelo Estado para estes casos, mas que apenas permite retardar – e de forma limitada – a evolução da doença.