A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) determinou a suspensão cautelar e provisória do equipamento de diversão na Feira de São Mateus, em Viseu, onde na quinta-feira à noite sete pessoas estiveram retidas a uma altura de 30 metros.
A confirmação é feita à Renascença por Pedro Portugal Gaspar, inspetor-geral da ASAE, que sublinha que o equipamento em causa tinha sido inspecionado muito recentemente.
O equipamento em questão "estava devidamente inspecionado desde há três dias. Com esta situação, pública e inopinada, o que a ASAE fez foi determinar a suspensão cautelar" daquele equipamento. Isto até que haja "uma nova inspeção no local, para poder ser retomada a atividade", explica Pedro Portugal Gaspar.
Já no ano passado a ASAE tinha avançado com uma suspensão cautelar, num equipamento de diversão em Coimbra, durante a Queima das Fitas.
Com o caso desta semana, em Viseu, o inspetor-geral da ASAE admite que as inspeções destas diversões vão ser intensificadas.
"Se já o fazíamos e temos feito, iremos eventualmente ter que reforçar essa linha de inspeção. Ocorreu o ano passado uma situação, este ano outra. Duas em dois anos começa a ser uma sinalização em que importa intensificar a inspeção”, sublinha Pedro Portugal Gaspar.