A Cáritas portuguesa anunciou a suspensão do peditório público nacional, que deveria decorrer entre esta quinta-feira e domingo, dia nacional da Cáritas, devido ao surto de coronavírus.
A instituição explica que a decisão foi tomada depois de “as várias Cáritas Diocesanas e os muitos voluntários envolvidos” manifestarem a sua preocupação face à propagação do vírus COVID-19.
“Depois de equacionadas todas as circunstâncias, a Cáritas Portuguesa dá indicação de que se suspenda o Peditório Público Nacional”, refere um comunicado enviado à Renascença.
“A Cáritas Portuguesa procura desta forma dar uma resposta que se enquadra nos apelos que têm vindo a ser feitos pelas autoridades nacionais e locais, de adotar comportamentos de prevenção sempre que a realidade local a isso obrigar, não querendo, assim, expor os seus voluntários nem aqueles com quem contactam a possíveis situais de risco ou de contágio”, sublinha a nota.
A Cáritas agradece a compreensão de todos para esta decisão e para os constrangimentos causados, “na certeza de que a circunstância que se vive no âmbito mundial, europeu e nacional a isto nos obriga”.