A Comunidade Vida e Paz lançou nesta sexta-feira uma Campanha de Recolha de Leite.
A diminuição dos donativos por parte da sociedade civil, instituições e empresas está a pôr em causa o apoio que a instituição dá aos sem-abrigo da cidade de Lisboa e aos seus utentes nos Centros Terapêuticos.
Segundo Renata Alves, diretora-geral da Comunidade “tem havido uma grande quebra nos donativos quer em numerário, quer em géneros” pois “as pessoas começam a dirigir os donativos para a Ucrânia”.
Por outro lado, “as próprias empresas e particulares estão também a sentir o aumento dos custos de vida e isso começa a refletir-se nas instituições e nas famílias”.
A Comunidade diz gastar “mais de 54.800 litros de leite por ano em apoio às pessoas em situação de sem-abrigo contactadas pelas Equipas de Rua e aos 300 utentes em programa nos Centros Terapêuticos e de Inserção.”
Comunidade obrigada a comprar bens
Para não deixar os sem-abrigo e os utentes sem apoio alimentar, a Comunidade Vida e Paz foi já obrigada a adquirir bens alimentares, o que, “do ponto de vista financeiro, torna a situação insuportável para a instituição”, alerta a responsável.
Nesta campanha, a Comunidade Vida e Paz pede a entrega de pacotes individuais de leite, de 200 ml.
Os donativos podem ser entregues na Sede da Comunidade Vida e Paz, na Rua Domingos Bomtempo, nº7, 1700-142 Lisboa, das 9h às 20h.