O Parque de Escultura de Yorkshire, no norte de Inglaterra, vai receber uma exposição simultaneamente exterior e interior de obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos entre 7 de março de 2020 e 3 de janeiro de 2021.
"Beyond" é descrita como a maior exposição de Vasconcelos do Reino Unido até à data, reunindo cerca de 30 obras dos últimos 20 anos, incluindo "Pop Galo" (2016), um gigantesco Galo de Barcelos em azulejo e luzes LED.
"Temos 500 acres (202 hectares) de bonita paisagem histórica e cinco galerias e recebemos meio milhão de visitantes todos os anos. Muitos podem normalmente não ir a um museu de arte contemporânea, mas no YSP [Yorkshire Sculpture Park] encontram algo que os intriga e os estimula - onde podem tocar em esculturas ao ar livre, correr entre elas, ter conversas, ver arte à neve e à chuva e ao sol, admirando ao mesmo tempo as árvores, lagos e jardins", descreve a diretora de programas, Clare Lilley.
Também ao ar livre vai estar "Solitário" (2017), produzida para uma exposição no Museu Guggenheim de Bilbao, uma escultura em forma de anel feita com jantes de automóvel e copos de uísque, numa alusão aos símbolos estereotipados de desejo feminino e masculino, diamantes e automóveis de luxo.
Dentro da galeria Underground Gallery, vão estar, entre outros, "Valkyrie Marina Rinaldi" (2014), uma peça de grandes proporções, feita com croché em lã, tecidos, adereços, insuflável, e cabos em aço, "Marylin", Marilyn (2009/2011), um sapato alto em grande escala feito de panelas, e “Red Independent Heart #3” (2013), um coração de Viana feito de talheres de plástico vermelhos.
"Ela coreografou uma espécie de conversa entre esculturas nas galerias, jardins e parques, trazendo energia, calor e cores incríveis para a paisagem de Yorkshire", elogiou Lilley.
Este parque situa-se numa propriedade com jardins do século XVIII e é um dos maiores espaços de exposição europeus de escultura moderna e contemporânea ao ar livre, tendo exposto trabalhos de artistas como Henry Moore, Barbara Hepworth, Damien Hirst, Phyllida Barlow, Huma Bhabha, Gavin Turk e Ai Weiwei.