O Santuário de Fátima realiza nesta quinta-feira uma jornada especial de oração pela Paz na Ucrânia, rezando no Terço às 18h30. A iniciativa inclui dois mistérios em língua ucraniana e conta com a colaboração da comunidade ucraniana de Monges Basílianos que reside e colabora no Santuário.
A jornada dá sequência aos apelos à Paz das Conferências Episcopais da Europa, da Conferência Episcopal Portuguesa e, particularmente, do Administrador Apostólico da diocese de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, no passado domingo.
Recorde-se que, na Missa da Festa dos santos Pastorinhos de Fátima, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade no passado domingo, D. António Marto apelava à criação de uma corrente de oração pela paz na Ucrânia.
“Deste Santuário da Paz faço um apelo a vós aqui presentes e a todos os católicos do país para iniciarem uma corrente de oração do rosário nesta semana, em forma individual, familiar ou comunitária, pela paz na Ucrânia”, afirmou na altura o Administrador Apostólico da diocese de Leiria-Fátima, lembrando que a oração pela Paz faz parte da mensagem de Fátima e é prática diária do Santuário.
Desde segunda-feira que o Santuário de Fátima assumiu a intenção da paz nesta zona do globo como uma prioridade, não só com a recitação do terço desta quinta-feira, mas também com a introdução de uma prece especifica na Oração dos Fiéis em todas as missas do programa oficial.
Os peregrinos serão convidados a ter de forma particular nas suas orações a “paz no mundo, em especial as vítimas do conflito na Ucrânia, para que o Senhor abra os corações dos decisores políticos e os leve ao discernimento de que só na paz é possível”, assim como esta intenção para que “o Senhor ensine o mundo a amar a Paz, a construí-la e a defendê-la e, contra as premissas de guerra que continuamente renascem, leve os decisores políticos a construírem um mundo novo”.
Santuário apoia financeiramente povo ucraniano
Em colaboração com a Cáritas Portuguesa, o Santuário decidiu também disponibilizar um apoio financeiro ao povo ucraniano, sendo que nem o montante nem a forma como ele vai ser disponibilizado foram ainda tornados públicos.
De acordo com o Santuário, a comunidade ucraniana está sempre "presente nas celebrações de Fátima, especialmente nas peregrinações Internacionais aniversárias", além de organizar anualmente uma peregrinação nacional a Fátima.