Os preços dos combustíveis não deverão alterar-se na próxima semana, segundo avançou fonte do mercado ao ECO esta sexta-feira.
A confirmare-se a previsão, quando for abastecer na segunda-feira deverá pagar em média 1,805 euros por litro de gasóleo simples e 1,865 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas e divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
De acordo com o ECO, estes preços já consideram os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.
O Governo anunciou na segunda-feira a redução da carga fiscal nos combustíveis. Em comunicado, o Ministério das Finanças revelou que, perante a evolução dos preços, vai devolver a receita adicional do IVA, ao aplicar esse desconto, através do imposto sobre os produtos petrolíferos.
Na prática, e de acordo com o gabinete de Fernando Medina, o desconto vai traduzir-se numa redução adicional de 2 cêntimos por litro no gasóleo e 1 cêntimo por litro na gasolina.
Os preços avançados pelo ECO podem ainda sofrer alterações em função do fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira.