Montemor-o-Novo. Dois novos casos no Ciborro elevam infetados para 29
20-08-2020 - 11:58
 • Lusa

Autarquia alentejana ativou Plano Municipal de Emergência, que vai estar em vigor até ao dia 31 deste mês.

Veja também:


A deteção de dois novos casos de infeção por Covid-19 na freguesia do Ciborro, na quarta-feira, elevou para 29 o total de casos ativos da doença no concelho de Montemor-o-Novo (Évora).

Os números dizem respeito aos testes cujos resultados foram conhecidos até às 19h30 de quarta-feira e incluem um caso que já se encontrava ativo no concelho antes da deteção do atual surto e um caso de internamento hospitalar.

A presidente da Junta de Freguesia do Ciborro, Nélia Campino, confirmou que os dois novos casos reportados pela Câmara de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, pertencem àquela aldeia, o que eleva para 12 o total de testes positivos na localidade.

O Ciborro continua a concentrar a maior parte dos casos ativos (12) no concelho, mas Nélia Campino sublinhou que os dois novos casos se referem a "situações que já estavam identificadas e ambos já se encontravam em isolamento".

Fonte dos serviços locais de saúde também confirmou à Lusa que "a maior parte dos casos" detetados nos últimos dias "não são uma surpresa" para as autoridades de saúde e que essas pessoas "já estavam em confinamento".

"Há apenas um caso que ainda não está bem definido, mas dá a ideia que vai encaixar [numa das cadeias de transmissão conhecidas] brevemente", disse a mesma fonte, que confirmou não haver ainda certezas sobre a ligação deste surto com o do concelho vizinho de Mora, onde existem atualmente 48 casos ativos da doença.

Nos próximos dias, "vão continuar a ser feitos testes na comunidade e aos grupos profissionais que lidam com pessoas mais vulneráveis", refere um comunicado divulgado pela Câmara de Montemor-o-Novo.

A autarquia alentejana ativou Plano Municipal de Emergência, que vai estar em vigor até ao dia 31 deste mês.

Portugal contabiliza pelo menos 1.786 mortos associados à Covid-19 em 54.701 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).