Christian Eriksen pode regressar ao futebol mais de meio ano depois. O Brentford terá feito uma proposta de seis meses ao dinamarquês, que não joga desde que sofreu uma paragem cardiorrespiratória no Euro 2020.
De acordo com o portal "The Athletic", o contrato que o clube inglês propôs a Eriksen contempla a opção de extensão por mais uma época.
O médio internacional dinamarquês, de 29 anos, é um jogador livre, após ter rescindido contrato com o Inter de Milão. Eriksen não poderia competir em Itália, por ter implantado um desfibrilhador cardíaco.
O jogo mais longo do Europeu
No dia 12 de junho de 2021, Christian Eriksen caiu inanimado ao minuto 43 do segundo jogo do Euro 2020, entre Dinamarca e Finlândia.
O internacional dinamarquês recebeu assistência médica no relvado, tendo mesmo sido reanimado, e recuperou a consciência ainda antes de ser transportado para o hospital, já estabilizado. O jogo viria a ser suspenso e, posteriormente, retomado, terminando com a vitória finlandesa por 1-0. A Dinamarca chegaria às meias-finais.
O reatamento do jogo foi atribuído à vontade dos jogadores de ambas as equipas e do próprio Eriksen, que falou com os companheiros já desde o hospital para tranquilizá-los. Contudo, a Federação e o selecionador dinamarqueses criticaram o comportamento da UEFA.
A UEFA garantiu, no entanto, que "tratou do assunto com o máximo respeito pela situação e pelos jogadores". "O jogo foi retomado apenas depois dos jogadores das duas equipas terem pedido para que isso acontecesse", vincou o organismo que rege o futebol europeu.
Passo a passo rumo ao regresso
No início de dezembro, Eriksen regressou ao Odense, clube de formação, para retomar os treinos individuais, já com bola, com um treinador privado. O regresso ao futebol continuava a ser uma incógnita, no entanto, já em janeiro, em entrevista ao canal televisivo dinamarquês DR1, o médio garantiu que pretendia voltar e delineou uma meta.
"O meu objetivo é jogar no Mundial do Qatar. (...) É uma meta, um sonho, mas se serei escolhido é outra questão. Todavia, o meu sonho é regressar e tenho a certeza de que posso porque não me sinto diferente. Fisicamente, estou novamente no máximo. Até lá [Mundial 2022], vou simplesmente jogar futebol e provar que estou de volta ao nível de antes. O meu coração não é um obstáculo", afiançou o médio-ofensivo.
Em entrevista à BBC, o agente de Eriksen, Martin Schoots, assumiu que um regresso a Inglaterra seria "como voltar a casa" para o jogador.
Christian Eriksen pode, assim, regressar ao futebol inglês, em que disputou mais de 300 jogos ao serviço do Tottenham entre 2013 e 2020.