UEFA multa FC Porto em 1,5 milhões de euros por pagamentos em atraso
17-05-2024 - 18:02
 • Diogo Camilo

Clube foi castigado com a exclusão de competições europeias com pena suspensa. Sporting de Braga e Vitória também foram multados e vimaranenses também escapam a exclusão das competições europeias.

A UEFA multou o FC Porto em 1,5 milhões de euros por pagamentos em atraso em relação a outros clubes que, por reincidência neste tema, recebeu a exclusão de provas europeias com um período probatório de duas épocas.

Além do FC Porto, a UEFA multou ainda outros 12 clubes, entre eles o Sporting de Braga, em 40 mil euros, e o Vitória de Guimarães, em 200 mil euros, que, por também ser reincidente, também ameaça ser excluído de competições europeias.

Em comunicado, a UEFA indica que os outros clubes visados são o CSKA Sofia, da Bulgária, o Dínamo Tbilisi da Geórgia, o Partizan da Sérvia, o Galatasaray da Turquia, o Bétis de Espanha, o Ordabasy do Cazaquistão, o Riga e o Auda da Letónia. Outros dois, o Shaktyor da Bielorrúsia e o Adana Demispor da Turquia também foram multados para recorreram.

A exclusão de participação de participação em competições de clubes da UEFA para que o FC Porto se qualifique nas próximas três épocas fica suspensa "por um período de duas épocas e só será aplicada caso o clube não cumpra os requisitos de solvência nas épocas 2024/25 e 2025/26", refere a organização.

No caso do Vitória, a exclusão estará suspensa por uma época e "só será aplicada se o clube não cumprir os requisitos de solvência na época 2024/25".