Governo diz que função pública terá aumento de 3,1% em 2019
05-09-2018 - 21:11

O aumento médio previsto para os funcionários públicos no próximo ano vai representar uma subida “das despesas com pessoal de cerca de 750 milhões de euros”.

Os trabalhadores da Administração Pública “terão um aumento ao longo de 2019 de mais 3,1% face a 2018”, refere o Ministério das Finanças no dia em que começou a ouvir as associações sindicais sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano.

O valor resulta do descongelamento das carreiras, o que “implica duas valorizações remuneratórias adicionais em maio e dezembro de 2019”.

O aumento médio previsto para os funcionários públicos no próximo ano vai representar uma subida “das despesas com pessoal de cerca de 750 milhões de euros”.

“Desta forma pretende-se garantir em apenas dois anos, a recuperação de nove anos de carreiras (2011 a 2019) o que constitui um esforço financeiro bastante elevado e um passo muito importante na valorização das carreiras dos trabalhadores e da normalização da Administração Pública, referem as Finanças, em comunicado.

O Ministério das Finanças recebeu esta quarta-feira os sindicatos da função pública para a primeira ronda de negociações com vista ao próximo Orçamento do Estado.

José Abraão, da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), saiu com a indicação de que recebem uma contraproposta do Governo no dia 19.

Além da Fesap, foi recebido também o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE). A dirigente Helena Rodrigues esperava mais desta reunião.

Ana Avoila, da Frente Comum, que exige aumentos entre 3,5 e 4%, avisa que não abdica nem duma contraproposta do executivo, nem duma melhoria salarial.