Marcelo Rebelo de Sousa toma posse como Presidente da República na próxima semana e uma das primeiras visitas será ao Cerco, um bairro carenciado do Porto.
De acordo com o programa oficial das cerimónias de tomada de posse, Marcelo Rebelo de Sousa desloca-se ao Porto na sexta-feira, 11 de Março.
Será recebido durante a manhã nos Paços do Concelho e almoça na Casa do Roseiral. Depois, desloca-se a pé até à galeria municipal Almeida Garrett, onde vai homenagear Paulo Cunha e Silva, o vereador da Cultura da Câmara do Porto que morreu no final do ano passado.
Da parte da tarde, pelas 15h30, o novo Presidente da República visita o Cerco. Neste bairro carenciado da cidade vai encontrar-se com jovens e idosos.
Está previsto um percurso a pé até ao largo dos Afectos, onde terá lugar uma exibição do OUPA, um projecto de hip hop de jovens no bairro, e uma visita ao centro de dia.
A visita ao Porto tem lugar no último de três dias das cerimónias da tomada de posse, que tem lugar na próxima quarta-feira, 9 de Março.
Nesse dia, Marcelo Rebelo de Sousa presta juramento sobre a Constituição da República Portuguesa e discursa na Assembleia da República.
O novo chefe de Estado dirige-se depois para o Mosteiro dos Jerónimos, onde vai depositar coroas de flores nos túmulos de Luís Vaz de Camões e Vasco da Gama.
Da parte da tarde, participa numa celebração inter-religiosa na Mesquita de Lisboa, com representantes de 18 confissões religiosas, e condecora Cavaco Silva com o Grande Colar da Ordem da Liberdade.
À noite, Marcelo Rebelo de Sousa desloca-se aos Paços do Concelho para um concerto que vai assinalar o início do seu mandato, com José Cid e Anselmo Ralph, entre outros.
Na quinta-feira, 10 de Março, tem encontro marcado com o corpo diplomático, no Palácio Nacional da Ajuda.