Portugal enviou para a Ucrânia, este sábado, uma carga de medicamentos com valor superior a um milhão de euros, anuncia o Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.
Em comunicado, o Infarmed informa que a carga que saiu de Lisboa, durante a manhã, inclui medicamentos oncológicos, antibióticos e preparações para injetáveis, entre outros produtos.
"Estes medicamentos foram doados por empresas do setor farmacêutico e também pelo Ministério da Saúde, sendo esta a sexta doação de medicamentos de Portugal à Ucrânia, desde o início do conflito. O transporte foi assegurado pela Força Aérea Portuguesa até ao aeroporto de Rzészów, na Polónia, no âmbito do mecanismo europeu de Proteção Civil. Daí seguirão para o Hub regional, para serem entregues em território ucraniano", pode ler-se na nota oficial.
O Infarmed recorda que os medicamentos são um dos bens mais solicitados pelas autoridades ucranianas, como consequência da invasão russa.
"O fornecimento destes produtos está a ser seriamente limitado por existirem zonas de conflito em constante mudança, assim como, devido a danos nas infraestruturas e circuitos legais", explica.
O Infarmed informa, ainda, que se tem mantido em articulação com as várias organizações do setor, nomeadamente as associações da indústria farmacêutica, de distribuidores grossistas e de farmácias, de forma a assegurar a coordenação necessária para ajudar a Ucrânia.